CARTOGRAFIA E COMUNICAÇÃO
- Franco / Design & Marketing
- Mar 2, 2015
- 1 min read
Engana-se quem acha que um mapa é só um desenho onde se mostra o caminho a algum lugar.
Essa noção mais comumente conhecida é compreensível quando somente lembramos dos mapas nos momentos em que estamos perdidos.
Mas o que é um mapa senão um meio de comunicar como sair da atual situação para uma situação melhor? O que é um mapa senão uma ferramenta para compreender um cenário?
Portanto como comunicar uma informação é o ponto mais importante da cartografia geográfica ou temática e deve ser apoiada por diversos artifícios de outras áreas de conhecimento.
Saber os princípios da produção de um mapa é indispensável. Conhecimentos sobre escala, projeções, legenda, convenções, relevo, entre outros, são os itens que vão construir a representação corretamente.
Outra área importante é a comunicação visual. Organizar e hierarquizar as informações, usar corretamente as cores, os recursos gráficos, desenvolver eventuais grafismos, técnicas de desenho, sentido de leitura, percepção visual e etc, são pontos fundamentais para facilitar o entendimento do conteúdo com menos esforço.
Uma outra área fundamental é a de pesquisa e revisão. Passar um conhecimento corretamente é o principal objetivo da interpretação de um mapa, de nada adianta uma obra desatualizada ou errada, a não ser num contexto histórico, mas mesmo este exemplo sempre deve conter informações corretas ou a credibilidade dos autores estará sendo posta em questão.
Comments